LEAL, Letícia Felix Oliveira et al.. Avaliação de leitura com um leitor iniciante. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6284>. Acesso em: 13/11/2024 09:31
No presente artigo retrataremos a experiência e os respectivos resultados obtidos no processo de avaliação de leitura de um leitor iniciante, no intuito de analisarmos como se dá esse processo de aquisição, apresentando assim discussões no sentido de promover a mediação pedagógica de maneira eficaz. Uma vez que ninguém nasce sabendo ler, mas aprende-se, diante da descoberta dos signos linguísticos e na vivência de práticas sociais de letramento. Este trabalho resulta de uma experiência de avaliação de leitura de um leitor iniciante por meio do Componente Curricular Concepção e Metodologia de Alfabetização ministrada pela Professora Mestre Cristina Sales Cruz (UEPB). Nessa perspectiva avaliaremos o processo de aquisição de uma criança de cinco anos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. O nosso embasamento teórico é resultado da proposta de Mota Rocha & Melo (2009).Palavras-chave: Experiência, Avaliação, Aquisição de leitura, Leitor iniciante.