Desenvolvemos a pesquisa na disciplina Ensino da Matemática do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/FACED da Universidade de Federal do Ceará/UFC. Realizamos as atividades em uma turma da Educação de Jovens e Adultos/EJA, escola pública de Fortaleza-Ceará. Abordamos conteúdos referentes as quatro operações matemáticas, com foco no Sistema Monetário Brasileiro/SMB. Como metodologia de ensino, utilizamos a Sequência Fedathi, e como ferramenta didático-pedagógica o livro paradidático Salão Jaqueline. A Sequência Fedathi possibilitou criarmos condições para que os alunos pudessem trabalhar as atividades propostas, com a postura de um sujeito investigador. Elaboramos uma sessão didática a partir do livro paradidático, visando realizar a leitura coletiva da história, criar uma tabela de preços e resolver situações problemas. Os objetivos da nossa atividade foram alcançados, devido à prática e envolvimento diário com dinheiro. Enfatizamos que o uso do paradidático, aliado a Sequência Fedathi contribuiu para a interdisciplinaridade entre a Leitura e a matemática.