Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESCRITAS DE ALFABETIZANDOS DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO PSICOGENÉTICO

Palavra-chaves: PSICOGÊNESE, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6362
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ESCRITAS DE ALFABETIZANDOS DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO PSICOGENÉTICO"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a disciplina de alfabetização e letramento com o intuito de contribuir para o entendimento da Psicogênese da Língua Escrita de Emilia Ferreiro. A pesquisa teve como base dados primários e secundários, foram coletadas escritas de 4 crianças para ser feita a análise do nível de escrita desses alunos. Foi possível perceber que o processo de alfabetização é complexo e não há uma padronização da escrita de crianças da mesma idade, cada uma aprende no seu tempo, sendo assim, cabe ao professor entender esse processo para se adaptar ao desenvolvimento das crianças aproveitando ao máximo o aprendizado de cada um."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "PSICOGÊNESE, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_12_05_2014_12_36_52_idinscrito_839_2ef30b1eb5b5a1dc516e00384b23c6f8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAN CAVALCANTE DA FONSECA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELAN CAVALCANTE"
    "autor_email" => "elancavalcante@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6362
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ESCRITAS DE ALFABETIZANDOS DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO PSICOGENÉTICO"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a disciplina de alfabetização e letramento com o intuito de contribuir para o entendimento da Psicogênese da Língua Escrita de Emilia Ferreiro. A pesquisa teve como base dados primários e secundários, foram coletadas escritas de 4 crianças para ser feita a análise do nível de escrita desses alunos. Foi possível perceber que o processo de alfabetização é complexo e não há uma padronização da escrita de crianças da mesma idade, cada uma aprende no seu tempo, sendo assim, cabe ao professor entender esse processo para se adaptar ao desenvolvimento das crianças aproveitando ao máximo o aprendizado de cada um."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "PSICOGÊNESE, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_12_05_2014_12_36_52_idinscrito_839_2ef30b1eb5b5a1dc516e00384b23c6f8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAN CAVALCANTE DA FONSECA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELAN CAVALCANTE"
    "autor_email" => "elancavalcante@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a disciplina de alfabetização e letramento com o intuito de contribuir para o entendimento da Psicogênese da Língua Escrita de Emilia Ferreiro. A pesquisa teve como base dados primários e secundários, foram coletadas escritas de 4 crianças para ser feita a análise do nível de escrita desses alunos. Foi possível perceber que o processo de alfabetização é complexo e não há uma padronização da escrita de crianças da mesma idade, cada uma aprende no seu tempo, sendo assim, cabe ao professor entender esse processo para se adaptar ao desenvolvimento das crianças aproveitando ao máximo o aprendizado de cada um.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.