SCHULTZ, Elis Simone. Vivências na escola: encontros entre o brincar e o aprender. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6603>. Acesso em: 13/11/2024 19:30
O presente artigo descreve dois projetos que foram aplicados com duas turmas de primeiro ano nos turnos da manhã e da tarde, da Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, do município de Teutônia/RS. Os dois projetos tiveram como tema “O encontro comigo mesmo e com o outro” e “o brinquedo e o brincar”. Os mesmos foram desenvolvidos após o conhecimento das turmas, levando-se em consideração tanto o relacionamento do grupo como a aprendizagem de um modo geral, fator muito abordado no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Para orientar nossa atividade docente utilizamo-nos do lúdico, pois entendemos que com o encontro entre o brincar e o aprender conseguimos observar melhor como os alunos se comportam no jogo, na atividade, como estão compreendendo este, que construções estão realizando e, assim, refletirmos sobre nossa prática, reconstruindo caminhos.