Este artigo apresenta a pesquisa que está sendo desenvolvida pelo grupo de Estudos em Cidadania, Educação e Violência, cadastrado no Cnpq e vinculado a Universidade Estadual do Piauí. A investigação, que se encontra em andamento, aborda como eixo principal questões referentes à linguagem utilizada pelo professor de educação infantil em sua prática pedagógica, bem como, a linguagem verbal das crianças a partir de questionamentos sobre situações cotidianas da escola. A investigação se propõe como objetivo geral, investigar como as interações dialógicas realizadas na escola de educação infantil interferem no processo de desenvolvimento das crianças. Os estudos estão fundamentados na abordagem sócio-histórico-cultural, tendo como principais teóricos Vigotski (2000), Freire (2011), Bakhtin (1981), Magalhães (2011), Liberali (2009), Teles (2010), dentre outros. Optamos por utilizar instrumentos técnicos como o diário, a observação e as rodas de conversas. Sendo assim, a proposta da pesquisa é ampliar os debates acerca de uma prática docente na educação infantil menos monológicas e mais dialéticas dialógicas considerando a capacidade e a potencialidade das crianças.