RESUMO
O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO INICIADA NO SEMESTRE 2019.1 NA DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO II, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFCG, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL FOI O DE TECERMOS UM PROJETO DE PESQUISA-INTERVENÇÃO A SER REALIZADO NO SEMESTRE SEGUINTE NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – EM EDUCAÇÃO INFANTIL. TEMOS COMO OBJETIVO ATRAVÉS DESSA PESQUISA INVESTIGAR COMO INTRODUZIR NOÇÕES DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO ATRAVÉS DOS RECURSOS LÚDICOS E DA BRINCADEIRA ÀS CRIANÇAS DO MATERNAL II DE UMA CRECHE MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. DE BASE QUALITATIVA, A PESQUISA-INTERVENÇÃO, ORA APRESENTADA, UTILIZOU COMO RECURSOS DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA E OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE. OS DADOS INICIAIS OBTIDOS ATRAVÉS DE REGISTROS EM NOTAS DE CAMPO, FOTOGRAFIA E VÍDEO-GRAVAÇÕES APONTAM QUE AS PROFESSORAS DESCONSIDERAM A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COM AS CRIANÇAS PEQUENAS. OBSERVA-SE, NO ENTANTO, QUE HÁ ESTRUTURA, ESPAÇO E MATERIAIS DISPONÍVEIS À REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DESSA NATUREZA COM AS CRIANÇAS DE CRECHE.