O INTERESSE EM ESTUDAR ESSE TEMA “CAUSAS E FATORES DIFICULTADORES DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO” SURGIU A PARTIR DE MINHAS INQUIETAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS CAUSAS E AOS FATORES QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, E APONTANDO AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA ESSES PROBLEMAS, PORÉM, FOI NO DECORRER DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA QUE DESENVOLVI ESTA PESQUISA, OBJETIVANDO ASSIM RECONHECER COMO SE DÁ O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA, DESCREVENDO AS CAUSAS E FATORES QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, RECONHECENDO AS DIFICULDADES DIANTE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM, E ENCONTRAR RESPOSTAS TANTO PARA MINHA PROBLEMÁTICA COMO PARA MINHA HIPÓTESE A RESPEITO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SALAS DE AULA DO 1ª ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA-PE. CONSTATAMOS POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO E BIBLIOGRÁFICA COM OS EDUCADORES, QUE AS CAUSAS E FATORES QUE DIFICULTAM À APRENDIZAGEM ESTÃO RELACIONADAS A VÁRIOS FATORES, ENTRE ELES: FATORES ORGÂNICOS, COGNITIVOS, AFETIVOS, SOCIAIS E PEDAGÓGICOS. PARA TANTO, O EDUCADOR DEVE ESTAR AVALIANDO E ATENTO PARA DESCOBRIR AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, E O QUE PODE ESTAR DESENCADEANDO TAIS DIFICULDADES, COMO: A SITUAÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA, A DINÂMICA FAMILIAR, OS ASPECTOS DA CRIANÇA COMO UM TODO EM PROL AO SEU APRENDIZADO, AS PRÁTICAS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS. SENDO ASSIM, ACREDITAMOS QUE ESTE ESTUDO PODERÁ SERVIR COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, NUMA CONDUÇÃO DE QUE MANEIRA VEM SENDO TRABALHADO COM OS EDUCANDOS QUE APRESENTAM ESSAS DIFICULDADES E COMO RECONHECER TAIS DIFICULDADES NESSES EDUCANDOS.