O PRESENTE TRABALHO PRETENDE ABORDAR O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS E AÇÕES DE LEITURA ATRAVÉS DO PROJETO “OLIMPÍADA LITERÁRIA E CULTURAL DE ITABAIANINHA” REALIZADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CUJO OBJETIVO É CAPACITAR OS PARTICIPANTES À REALIZAÇÃO DA LEITURA EM PROFUNDIDADE, DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO, O SENSO DE ANÁLISE, REFLEXÃO E CRÍTICA ACERCA DO QUE LÊ, POSSIBILITANDO A MELHORIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SERÁ APONTADO TAMBÉM COMO SE DÁ O PROCESSO DA FORMAÇÃO DO LEITOR E O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM TURMAS DOS SEXTOS AOS NONOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES DA REDE. CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TÊM DIFICULDADES PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS E QUE AS ATIVIDADES DE LEITURA DEVEM SER UTILIZADAS DE FORMA SIGNIFICATIVA.