O ARTIGO CONSTITUI UMA ANÁLISE DO LIVRO VIDA E EDUCAÇÃO NO JARDIM DE INFÂNCIA, DE AUTORIA DA PROFESSORA E ESCRITORA DE LITERATURA PEDAGÓGICA HELOÍSA MARINHO (1903-1994). O OBJETIVO DO ESTUDO CONSISTE EM REFLETIR OS MODOS DE ENSINAR E EDUCAR PROPOSTOS PELA AUTORA À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO JARDIM DE INFÂNCIA, EM OBSERVÂNCIA ÀS IDEIAS DEFENDIDAS POR JOHN DEWEY E OUTROS EDUCADORES DA CHAMADA PEDAGOGIA NOVA. A PARTIR DA NOÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE FORMA ESCOLAR, O TRABALHO ARTICULA-SE AOS ESTUDOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MANUAIS PEDAGÓGICOS. DESSA FORMA, CONCENTRA-SE NO EXAME DA PROPOSTA CURRICULAR DE HELOÍSA MARINHO EM RELAÇÃO AO PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR. AO REALIZAR ESSE DEBATE, CONSIDERA QUE A AUTORA, ORIENTADA POR PRESSUPOSTOS DEWEYANOS, EXPRESSA UM CONJUNTO DE SABERES AUTORIZADOS DESTINADOS À REFLEXÃO E À PRÁTICA DOCENTE, VISANDO QUE A ATIVIDADE CRIADORA DA INFÂNCIA CONSISTA O FUNDAMENTO DA VIDA ESCOLAR GUIADA PELA PRÓPRIA VIDA DA CRIANÇA.