ENQUANTO PROFESSORES EM FORMAÇÃO, TEMOS A NECESSIDADE DE ALIAR TEORIA E PRÁTICA. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO DESENVOLVEU-SE COM BASE NAS VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NA ROTINA ESCOLAR, EM QUE A MESMA FAZ USO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS ADQUIRIDOS EM TODO O PERÍODO DE GRADUAÇÃO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ONDE O PESQUISADOR TEM PAPEL ATIVO NA PRÁTICA ONDE ESTÁ INSERIDO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE UM OLHAR MAIS FOCADO, AVERIGUOU-SE QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, DE ALUNO E PROFESSOR, PROFESSOR E FAMÍLIAS, PROFESSOR E GESTÃO, INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO COTIDIANO ESCOLAR, BEM COMO O CONHECIMENTO TRAZIDO PELO EDUCADOR DA SUA GRADUAÇÃO. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE AS VIVÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E A ANÁLISE DESSES PONTOS SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, POIS SE CONSIDERA QUE A PRÁTICA EFICIENTE DEVE ESTAR BEM FUNDAMENTADA TEORICAMENTE E VICE-VERSA.