MOTA, Clarisse Santos. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/63025>. Acesso em: 22/11/2024 08:23
ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP).