A EDUCAÇÃO FORMAL É ESSENCIAL PARA A EVOLUÇÃO DO INTELECTO DO INDIVÍDUO, BEM COMO PARA A FORMAÇÃO DO PLENO DESENVOLVIMENTO DO MESMO DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL. DESSA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EM SALA DE AULA, COMO O LIVRO DIDÁTICO. ASSIM, COMO INICIATIVA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), FOI REALIZADA A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “PROJETO APOEMA - CIÊNCIAS NATURAIS 2º ED” CORRESPONDENTE AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, UTILIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ELÇA CARVALHO DA FONSECA (EMEFECF), LOCALIZADA NO MUNÍCIPIO DE CUITÉ-PB. OBJETIVANDO VERIFICAR A ADEQUABILIDADE DO LIVRO ÀS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS, ESSE TRABALHO FOI REALIZADO SEGUINDO OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PELO GUIA DE LIVRO DIDÁTICO (GDL) QUE FAZ PARTE DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), UMA OBRA DO MEC. POR MEIO DA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE APESAR DE TODAS AS FALHAS OBSERVADAS, TAIS COMO PERÍODOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E ALGUNS ERROS LIGADOS AO CONTEÚDO E TAMBÉM À ORTOGRAFIA, ESTE AINDA POSSUI RESULTADO SATISFATÓRIO UMA VEZ QUE TRAZ CONSIGO A POSSIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, POR PARTE DOS ALUNOS, ATRAVÉS DO INCENTIVO À PESQUISA EM OUTRAS FONTES; ALÉM DE POSSIBILITAR UM PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO NO NOSSO PAÍS, POIS É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE MILHÕES DE EXEMPLARES DESSE MATERIAL, PROMOVENDO AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ACESSO À LEITURA.