O PLÁSTICO É UM MATERIAL DE GRANDE UTILIZAÇÃO, VISTO SUA FACILIDADE DE MANUSEIO, FÁCIL AQUISIÇÃO E BAIXO CUSTO, O MESMO É UTILIZADO DIARIAMENTE PELOS CIDADÃOS, NO ENTANTO É UM GRANDE AGENTE POLUIDOR DO MEIO AMBIENTE SE DESCARTADO DE FORMA INCORRETA. RECICLADO OU REUTILIZADO PODE SERVIR COMO MATÉRIA PRIMA PARA NOVOS PRODUTOS OU COMO ARTIFÍCIOS FACILITADORES DO ENSINO, CONTRIBUINDO COM O ENSINO LÚDICO E INFLUENCIANDO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESTA PESQUISA, O PLÁSTICO FOI UTILIZADO COMO MATÉRIA PRIMA PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA A FACILITAÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA, AUXILIANDO NO APRENDIZADO DE JOVENS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO, O TRABALHO FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR E NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ATRAVÉS DE OFICINAS EDUCATIVAS, ALERTANDO PARA TODAS AS CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO CAUSADA PELO PLÁSTICO, ONDE O MESMO, QUANDO DESCARTADO DE FORMA INCORRETA, SUA DECOMPOSIÇÃO DURA EM MÉDIA 100 ANOS, PODE CHEGAR A AFETAR DIRETAMENTE A VIDA MARINHA CAUSANDO MORTANDADE DE PEIXES E OUTROS ANIMAIS, INCLUSIVE OS SERES HUMANOS NA CADEIA ALIMENTAR. A PESQUISA BUSCOU TRAZER ARTIFÍCIOS PARA A REUTILIZAÇÃO DESSES MATERIAIS PLÁSTICOS E DESPERTAR UMA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE.