O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, VISANDO ESTABELECER UM DIÁLOGO DO COTIDIANO ESCOLAR COM A INFÂNCIA. ESSA REFLEXÃO SE DARÁ A PARTIR DO PERCURSO METODOLÓGICO DA PESQUISA, DESENVOLVIDA JUNTO ÀS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MATTOS DOURADO, DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, QUE EMBASAM O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE INVESTIGAR OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS E SOCIAIS INERENTES AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SENDO FEITA UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, ATRAVÉS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE PRÁTICAS DOCENTES VOLTADAS PARA UMA PEDAGOGIA DA ESCUTA, INSPIRADAS NAS EXPERIÊNCIAS DA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA CIDADE ITALIANA DE REGGIO EMÍLIA.