ESTE TRABALHO DISCORRE SOBRE UMA REFLEXÃO DOS FATORES E ATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM GANHOS POSITIVOS OU NEGATIVOS, ENTRE ELES, DESTACAM-SE: ALUNOS; PROFESSORES; MOTIVAÇÃO, AFETIVIDADE. O MESMO OBJETIVA EVIDENCIAR AS VIVÊNCIAS E RESULTADOS DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUANTITATIVO, DESCRITIVO E ANALÍTICO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA – CE, DURANTE OS MESES DE ABRIL A JUNHO DE 2018. OS RESULTADOS OBTIDOS NOS MOSTRAM QUE A RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE SE FAZ DE SUMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; OUTROS ASPECTOS EVIDENCIADOS FORAM A SUMA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE, MOTIVAÇÃO E DA INTERAÇÃO. PORTANTO, FOI OBSERVADO E ANALISADO QUE MUITOS OUTROS FATORES AINDA PARTICIPAM DESSE PROCESSO, CONTRIBUINDO OU INTERFERINDO, MAS OS AQUI RELATADOS SÃO OS QUE NOS PARECEM MAIS EVIDENTES.