UMA VEZ QUE NOSSA SOCIEDADE TEM NECESSITADO DE UMA MUDANÇA QUANDO NOS REFERIMOS AO PROCESSO EDUCACIONAL, É INTERESSANTE DESTACAR A NECESSIDADE DE, ENQUANTO PROFESSOR BUSCARMOS A ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA INSTIGA-LOS A SEGUIR NO CAMINHO PROPORCIONADO PELA ESCOLA, RATIFICANDO O PAPEL DESTA, ENQUANTO UM LUGAR QUE DESENVOLVE O SENSO CRÍTICO DE SEUS MEMBROS, FAZENDO COM QUE ELES PASSEM A PENSAR NA SUA VIDA ENQUANTO VERDADEIROS CIDADÃOS. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS, SEM NOVIDADES, SEM TECNOLOGIA, EM PLENO SÉCULO XXI SE TORNOU OBSOLETO E CHATO PARA OS ESTUDANTES, DAÍ, CABE AO PROFESSOR, DURANTE O ESBOÇO DE SUAS AULAS, ENCONTRAR FERRAMENTAS QUE POSSIBILITEM AO ALUNO, FIXAR MELHOR O CONTEÚDO A SER MINISTRADO, SURGEM ENTÃO OS RECURSOS DIDÁTICOS, QUE NÃO SÃO NADA MAIS, NADA MENOS DO QUE MECANISMOS ENCONTRADOS PELOS DOCENTES DE TORNAR SUAS EXPOSIÇÕES MAIS DIDÁTICAS, FUGINDO DA UTILIZAÇÃO APENAS DO LIVRO DIDÁTICO, EM VIRTUDE DA SUPERFICIALIDADE DESTES, AO TRATAR DE TEMAS QUE SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA ESTUDANTIL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS. ANALISAR AS AULAS DE GEOGRAFIA DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONTE CARMELO PERMITE VISLUMBRAR A MUDANÇA QUE HÁ NA DINÂMICA DA SALA DE AULA DOS 6ºS ANOS EM VIRTUDE DA EUFORIA DOS ALUNOS E DOS SEUS RESULTADOS PERANTE O PROCESSO AVALIATIVO.