A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE CUMARU/PE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58435 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1698 "inscrito_id" => 4434 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE CUMARU/PE" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE UMA “ESCOLA BILÍNGUE”, A QUAL PERMITA A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA, E ESPECIFICAMENTE, APONTAR OS DESAFIOS E NECESSIDADES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS SURDOS, A PARTIR DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA, NA ATUAL SOCIEDADE DA QUAL ELES FAZEM PARTE E PONTUAR AS ESTRATÉGIAS QUE SE PODE DESENVOLVER PARA SUPERAR ESTA REALIDADE. ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE CUMARU-PE? DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE O ALUNO SURDO E O ALUNO OUVINTE QUE APRENDEM LIBRAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUE SE DIZ RESPEITO A LÍNGUA, PODE-SE ASSEGURAR UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSISTENTE. ESTE ARTIGO, APOIA-SE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE VELOSO E MAIA (2009); BOGAS (2106), GESSER (2016); GADOTTI (2000); PIETRO (2002); DRAGO (2014), ENTRE OUTROS, PARA ASSIM, AMPLIAR-SE AS POSSIBILIDADES DESTA INVESTIGAÇÃO. DELINEOU-SE O PERCURSO METODOLÓGICO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E POR PESQUISA DE CAMPO, TENDO COMO METODOLOGIA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO E CONVERSAÇÃO COM ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, PAIS E RESPONSÁVEIS, VISANDO CONHECER OS ALUNOS A PARTIR DE LEITURAS E RELEITURAS DE TODO MATERIAL COLETADO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS QUAIS ESTES ALUNOS ESTÃO MATRICULADOS. DIANTE DO QUE FOI LEVANTADO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE SE ADOTAR A DISCIPLINA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PARA QUE DE FATO EXISTA A INCLUSÃO DE SURDOS E OUVINTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE, ALUNOS SURDOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID4434_14082019213611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MARIA TABOSA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA TABBOSA" "autor_email" => "lucianatabosa@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA GILDA BERTINO GOMES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58435 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1698 "inscrito_id" => 4434 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE CUMARU/PE" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE UMA “ESCOLA BILÍNGUE”, A QUAL PERMITA A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA, E ESPECIFICAMENTE, APONTAR OS DESAFIOS E NECESSIDADES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS SURDOS, A PARTIR DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA, NA ATUAL SOCIEDADE DA QUAL ELES FAZEM PARTE E PONTUAR AS ESTRATÉGIAS QUE SE PODE DESENVOLVER PARA SUPERAR ESTA REALIDADE. ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE CUMARU-PE? DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE O ALUNO SURDO E O ALUNO OUVINTE QUE APRENDEM LIBRAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUE SE DIZ RESPEITO A LÍNGUA, PODE-SE ASSEGURAR UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSISTENTE. ESTE ARTIGO, APOIA-SE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE VELOSO E MAIA (2009); BOGAS (2106), GESSER (2016); GADOTTI (2000); PIETRO (2002); DRAGO (2014), ENTRE OUTROS, PARA ASSIM, AMPLIAR-SE AS POSSIBILIDADES DESTA INVESTIGAÇÃO. DELINEOU-SE O PERCURSO METODOLÓGICO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E POR PESQUISA DE CAMPO, TENDO COMO METODOLOGIA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO E CONVERSAÇÃO COM ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, PAIS E RESPONSÁVEIS, VISANDO CONHECER OS ALUNOS A PARTIR DE LEITURAS E RELEITURAS DE TODO MATERIAL COLETADO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS QUAIS ESTES ALUNOS ESTÃO MATRICULADOS. DIANTE DO QUE FOI LEVANTADO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE SE ADOTAR A DISCIPLINA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PARA QUE DE FATO EXISTA A INCLUSÃO DE SURDOS E OUVINTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE, ALUNOS SURDOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID4434_14082019213611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MARIA TABOSA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA TABBOSA" "autor_email" => "lucianatabosa@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA GILDA BERTINO GOMES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }