ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE UMA “ESCOLA BILÍNGUE”, A QUAL PERMITA A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA, E ESPECIFICAMENTE, APONTAR OS DESAFIOS E NECESSIDADES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS SURDOS, A PARTIR DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA, NA ATUAL SOCIEDADE DA QUAL ELES FAZEM PARTE E PONTUAR AS ESTRATÉGIAS QUE SE PODE DESENVOLVER PARA SUPERAR ESTA REALIDADE. ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE CUMARU-PE? DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE O ALUNO SURDO E O ALUNO OUVINTE QUE APRENDEM LIBRAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUE SE DIZ RESPEITO A LÍNGUA, PODE-SE ASSEGURAR UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONSISTENTE. ESTE ARTIGO, APOIA-SE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE VELOSO E MAIA (2009); BOGAS (2106), GESSER (2016); GADOTTI (2000); PIETRO (2002); DRAGO (2014), ENTRE OUTROS, PARA ASSIM, AMPLIAR-SE AS POSSIBILIDADES DESTA INVESTIGAÇÃO. DELINEOU-SE O PERCURSO METODOLÓGICO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E POR PESQUISA DE CAMPO, TENDO COMO METODOLOGIA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO E CONVERSAÇÃO COM ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, PAIS E RESPONSÁVEIS, VISANDO CONHECER OS ALUNOS A PARTIR DE LEITURAS E RELEITURAS DE TODO MATERIAL COLETADO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS QUAIS ESTES ALUNOS ESTÃO MATRICULADOS. DIANTE DO QUE FOI LEVANTADO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE SE ADOTAR A DISCIPLINA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PARA QUE DE FATO EXISTA A INCLUSÃO DE SURDOS E OUVINTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E NA SOCIEDADE.