O ESTUDO REALIZADO EVIDENCIOU A TRANSVERSALIDADE POR MEIO DE PROJETOS EM CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS, AMPLIANDO A RELEVÂNCIA DE QUE COMPORTAMENTOS SÃO EFETIVAMENTE MODIFICADOS E DE QUE COM ISSO SE AUTONOMIZA O ALUNO E O FUTURO PROFISSIONAL PARA ATUAR EM UM MERCADO QUE EXIGE NÃO SOMENTE CONHECIMENTO TÉCNICO, MAS HABILIDADES HUMANAS. A LEITURA DOS PCN’S, DA LDB, E DA CF DE 1988 REFORÇAM QUE A EDUCAÇÃO PODE E DEVE SER VOLTADA PARA A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE E DA APRENDIZAGEM TORNANDO O EGRESSO AQUELE QUE BUSCARÁ A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA SE DEU COM BASE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ACOMPANHADO DE TÉCNICAS DE QUESTIONÁRIOS E OBSERVAÇÃO DE CAMPO, PARA QUE ENTÃO SE PUDESSE TER UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA EM TORNO DAS RESPOSTAS. OS RESULTADOS DESTE, SE BASEARAM NAS RESPOSTAS DE 276 (DUZENTOS E SETENTA E SEIS) ALUNOS, TODOS ACADÊMICOS DE CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS, CURSANDO 3º E 4º SEMESTRE DE SEUS CURRÍCULOS, ONDE SE OBSERVA CONCRETAMENTE MUDANÇAS DE CONDUTA A PARTIR DO PLANEJAMENTO E EFETIVAÇÃO DE PROJETOS TRANSVERSAIS.