ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O INTUITO DE ANALISAR AS DIVERSAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES QUANTO À UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS SOBRE O CORPO HUMANO, VISTO QUE OS ALUNOS QUESTIONAM CONSTANTEMENTE A FALTA DE AULAS PRÁTICAS NESTE TEMA JÁ QUE ESSAS SÃO MAIS COMUNS EM OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA AULA COM 82 ESTUDANTES DE QUATRO TURMAS DE 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA UTILIZADOS FORAM A OBSERVAÇÃO E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA VERIFICAR A VISÃO DOS ESTUDANTES QUANTO À UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS COM O CONTEÚDO SOBRE O CORPO HUMANO. DIVIDIMOS OS ALUNOS EM GRUPOS, COM LIBERDADE PARA ESCOLHER QUAL SISTEMA DO CORPO HUMANO ELES CRIARIAM MODELOS DE ROBÔS, UTILIZANDO OS KITS DO LEGO® MINDSTORMS, RELACIONANDO AS FUNÇÕES QUE SE ASSEMELHAM E IDENTIFICANDO AS DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS ATRAVÉS DAS PROGRAMAÇÕES E APRESENTAÇÕES. OS RESULTADOS APONTAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES SE SENTIU MOTIVADA COM USO DA ROBÓTICA, MAS TAMBÉM SE OBSERVA QUE SUAS ETAPAS DE TRABALHO AINDA PODEM SER MAIS EXPLORADAS COMO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS (ETAPA 1), ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DOS ROBÔS (ETAPA 2) E PROGRAMAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS MODELOS (ETAPA 3), COMO RELATARAM OS ESTUDANTES. DIANTE DO CONTEXTO APRESENTADO VERIFICA-SE A NECESSIDADE DE REALIZAR PESQUISAS FUTURAS SOBRE ESSE TEMA, TRAZENDO MAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS.