A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POSSUI UM CONTEXTO HISTÓRICO INFLUENCIADO POR QUESTÕES POLÍTICAS QUE NÃO POSSUÍAM COMO OBJETIVO TER O ESTUDANTE COMO SER QUE ESTÁ NO CENTRO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E QUE À MEDIDA QUE ESSAS POLÍTICAS SOFRERAM INFLUÊNCIA DE TEÓRICOS E MOVIMENTOS SOCIAIS TORNARAM A EJA UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE POSSUI UMA ESPECIFICIDADE QUE ABRANGE UM GRANDE NÚMERO DE GRUPOS COMPOSTOS POR TRABALHADORES, IDOSOS, ADOLESCENTES E PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E ESTUDANTES COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE. A EJA NÃO PODE SER TRATADA COMO UM RETALHO DE POLÍTICAS ADAPTADAS, MAS COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE REQUER POLÍTICAS PRÓPRIAS, NESSE CONTEXTO A MATEMÁTICA DEVE AUXILIAR O ESTUDANTE A COMPREENDER AS NOÇÕES LÓGICO-SOCIAIS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, TORNANDO O ENSINO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE DOS ESTUDANTES QUE COMPÕEM OS DIVERSOS GRUPOS DA EJA.