Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE SÓCRATES E PAULO FREIRE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SÓCRATES, PAULO FREIRE, MAIÊUTICA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59137
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4330
    "inscrito_id" => 4228
    "titulo" => """
      APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE SÓCRATES\r\n
      E PAULO FREIRE
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO NASCE DAS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE\r\n
      JOVENS E ADULTOS, NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE JOÃO PESSOA (PB), EM CONCOMITÂNCIA AOS\r\n
      ESTUDOS QUE ESTAMOS FAZENDO NO PROJETO PROLICEN 2019: “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO: O ENSINO DA\r\n
      DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS DA UFPB”. UM PARALELO QUE NOS REMETEU A VER APROXIMAÇÕES ENTRE A POSTURA\r\n
      DE ENSINO DE SÓCRATES (469-399 A. C.) E A MANEIRA DA CONDUÇÃO DE AULAS QUE SE NOMEIAM BASEADAS NA\r\n
      FILOSOFIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PAULO FREIRE (1921-1997), E É ESTA CHECAGEM O ASSUNTO DESTE\r\n
      TRABALHO. OPTAMOS POR FAZÊ-LO SOB A LÓGICA DO ESTUDO COMPARATIVO, QUE EXPLICA FENÔMENOS DIFERENTES E\r\n
      ANALISA DADOS CONCRETOS E NOMEIAM SIMILITUDES E DIVERGÊNCIAS, DEDUZINDO DESTA APRECIAÇÃO OS\r\n
      ELEMENTOS CONSTANTES. E TAMBÉM SOB A LÓGICA DIALÉTICA. COMO RESULTADO, APRESENTAMOS QUE O MÉTODO\r\n
      DE SÓCRATES ERA CENTRADO NO DIÁLOGO E NA CONFRONTAÇÃO DE IDEIAS, CONSISTINDO EM FAZER COM QUE SEUS\r\n
      DISCÍPULOS, AO BUSCAREM RESPOSTAS PARA DETERMINADO PROBLEMA, CHEGASSEM, POR MEIO DO DIÁLOGO, ELES\r\n
      MESMOS, ÀS CONCLUSÕES QUE ALMEJAVAM. IDENTIFICAMOS APROXIMAÇÕES ENTRE ESTE MODO PEDAGÓGICO E A\r\n
      PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE, QUE TEM O PRINCÍPIO DE LEVAR O SUJEITO A PENSAR SOBRE O MUNDO E SOBRE SI\r\n
      NESTE MUNDO, COM POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAR A SI E AO MUNDO. ESPERAMOS ASSIM COLABORAR COM OS\r\n
      ESTUDOS DESENVOLVIDOS PELA DIDÁTICA SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO E CONTRIBUIR PARA REACENDER O\r\n
      DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO QUE, NOS DIAS DE HOJE, PRECISA SER VALORIZADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SÓCRATES, PAULO FREIRE, MAIÊUTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID4228_26092019151006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALICE COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA COELHO"
    "autor_email" => "socorristacbm2010@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59137
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4330
    "inscrito_id" => 4228
    "titulo" => """
      APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE SÓCRATES\r\n
      E PAULO FREIRE
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO NASCE DAS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE\r\n
      JOVENS E ADULTOS, NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE JOÃO PESSOA (PB), EM CONCOMITÂNCIA AOS\r\n
      ESTUDOS QUE ESTAMOS FAZENDO NO PROJETO PROLICEN 2019: “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO: O ENSINO DA\r\n
      DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS DA UFPB”. UM PARALELO QUE NOS REMETEU A VER APROXIMAÇÕES ENTRE A POSTURA\r\n
      DE ENSINO DE SÓCRATES (469-399 A. C.) E A MANEIRA DA CONDUÇÃO DE AULAS QUE SE NOMEIAM BASEADAS NA\r\n
      FILOSOFIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PAULO FREIRE (1921-1997), E É ESTA CHECAGEM O ASSUNTO DESTE\r\n
      TRABALHO. OPTAMOS POR FAZÊ-LO SOB A LÓGICA DO ESTUDO COMPARATIVO, QUE EXPLICA FENÔMENOS DIFERENTES E\r\n
      ANALISA DADOS CONCRETOS E NOMEIAM SIMILITUDES E DIVERGÊNCIAS, DEDUZINDO DESTA APRECIAÇÃO OS\r\n
      ELEMENTOS CONSTANTES. E TAMBÉM SOB A LÓGICA DIALÉTICA. COMO RESULTADO, APRESENTAMOS QUE O MÉTODO\r\n
      DE SÓCRATES ERA CENTRADO NO DIÁLOGO E NA CONFRONTAÇÃO DE IDEIAS, CONSISTINDO EM FAZER COM QUE SEUS\r\n
      DISCÍPULOS, AO BUSCAREM RESPOSTAS PARA DETERMINADO PROBLEMA, CHEGASSEM, POR MEIO DO DIÁLOGO, ELES\r\n
      MESMOS, ÀS CONCLUSÕES QUE ALMEJAVAM. IDENTIFICAMOS APROXIMAÇÕES ENTRE ESTE MODO PEDAGÓGICO E A\r\n
      PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE, QUE TEM O PRINCÍPIO DE LEVAR O SUJEITO A PENSAR SOBRE O MUNDO E SOBRE SI\r\n
      NESTE MUNDO, COM POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAR A SI E AO MUNDO. ESPERAMOS ASSIM COLABORAR COM OS\r\n
      ESTUDOS DESENVOLVIDOS PELA DIDÁTICA SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO E CONTRIBUIR PARA REACENDER O\r\n
      DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO QUE, NOS DIAS DE HOJE, PRECISA SER VALORIZADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SÓCRATES, PAULO FREIRE, MAIÊUTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID4228_26092019151006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALICE COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA COELHO"
    "autor_email" => "socorristacbm2010@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO NASCE DAS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE JOÃO PESSOA (PB), EM CONCOMITÂNCIA AOS ESTUDOS QUE ESTAMOS FAZENDO NO PROJETO PROLICEN 2019: “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO: O ENSINO DA DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS DA UFPB”. UM PARALELO QUE NOS REMETEU A VER APROXIMAÇÕES ENTRE A POSTURA DE ENSINO DE SÓCRATES (469-399 A. C.) E A MANEIRA DA CONDUÇÃO DE AULAS QUE SE NOMEIAM BASEADAS NA FILOSOFIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PAULO FREIRE (1921-1997), E É ESTA CHECAGEM O ASSUNTO DESTE TRABALHO. OPTAMOS POR FAZÊ-LO SOB A LÓGICA DO ESTUDO COMPARATIVO, QUE EXPLICA FENÔMENOS DIFERENTES E ANALISA DADOS CONCRETOS E NOMEIAM SIMILITUDES E DIVERGÊNCIAS, DEDUZINDO DESTA APRECIAÇÃO OS ELEMENTOS CONSTANTES. E TAMBÉM SOB A LÓGICA DIALÉTICA. COMO RESULTADO, APRESENTAMOS QUE O MÉTODO DE SÓCRATES ERA CENTRADO NO DIÁLOGO E NA CONFRONTAÇÃO DE IDEIAS, CONSISTINDO EM FAZER COM QUE SEUS DISCÍPULOS, AO BUSCAREM RESPOSTAS PARA DETERMINADO PROBLEMA, CHEGASSEM, POR MEIO DO DIÁLOGO, ELES MESMOS, ÀS CONCLUSÕES QUE ALMEJAVAM. IDENTIFICAMOS APROXIMAÇÕES ENTRE ESTE MODO PEDAGÓGICO E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE, QUE TEM O PRINCÍPIO DE LEVAR O SUJEITO A PENSAR SOBRE O MUNDO E SOBRE SI NESTE MUNDO, COM POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAR A SI E AO MUNDO. ESPERAMOS ASSIM COLABORAR COM OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS PELA DIDÁTICA SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO E CONTRIBUIR PARA REACENDER O DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO QUE, NOS DIAS DE HOJE, PRECISA SER VALORIZADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.