ESTE ESTUDO NASCE DAS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS, NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE JOÃO PESSOA (PB), EM CONCOMITÂNCIA AOS
ESTUDOS QUE ESTAMOS FAZENDO NO PROJETO PROLICEN 2019: “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO: O ENSINO DA
DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS DA UFPB”. UM PARALELO QUE NOS REMETEU A VER APROXIMAÇÕES ENTRE A POSTURA
DE ENSINO DE SÓCRATES (469-399 A. C.) E A MANEIRA DA CONDUÇÃO DE AULAS QUE SE NOMEIAM BASEADAS NA
FILOSOFIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PAULO FREIRE (1921-1997), E É ESTA CHECAGEM O ASSUNTO DESTE
TRABALHO. OPTAMOS POR FAZÊ-LO SOB A LÓGICA DO ESTUDO COMPARATIVO, QUE EXPLICA FENÔMENOS DIFERENTES E
ANALISA DADOS CONCRETOS E NOMEIAM SIMILITUDES E DIVERGÊNCIAS, DEDUZINDO DESTA APRECIAÇÃO OS
ELEMENTOS CONSTANTES. E TAMBÉM SOB A LÓGICA DIALÉTICA. COMO RESULTADO, APRESENTAMOS QUE O MÉTODO
DE SÓCRATES ERA CENTRADO NO DIÁLOGO E NA CONFRONTAÇÃO DE IDEIAS, CONSISTINDO EM FAZER COM QUE SEUS
DISCÍPULOS, AO BUSCAREM RESPOSTAS PARA DETERMINADO PROBLEMA, CHEGASSEM, POR MEIO DO DIÁLOGO, ELES
MESMOS, ÀS CONCLUSÕES QUE ALMEJAVAM. IDENTIFICAMOS APROXIMAÇÕES ENTRE ESTE MODO PEDAGÓGICO E A
PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE, QUE TEM O PRINCÍPIO DE LEVAR O SUJEITO A PENSAR SOBRE O MUNDO E SOBRE SI
NESTE MUNDO, COM POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAR A SI E AO MUNDO. ESPERAMOS ASSIM COLABORAR COM OS
ESTUDOS DESENVOLVIDOS PELA DIDÁTICA SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO E CONTRIBUIR PARA REACENDER O
DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO QUE, NOS DIAS DE HOJE, PRECISA SER VALORIZADA.