AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) FAZ PARTE DA VIDA COTIDIANA DOS JOVENS DA SOCIEDADE ATUAL, OS QUAIS, NÃO CONHECEM O MUNDO SEM A INTERNET. NESSE SENTIDO, É APRESENTADO O PROJETO "TABLET NA ESCOLA" EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM UMA COMUNIDADE RURAL NA DIVISA ENTRE O CEARÁ E O RIO GRANDE DO NORTE. A ESCOLA, APESAR DE DISPOR DE TECNOLOGIAS DIGITAIS LIMITADAS, POSSUI CERCA DE 70 TABLETS, OS QUAIS NÃO ERAM UTILIZADAS DE FORMA ADEQUADA A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM. AS AÇÕES DO PROJETO FOCARAM EM QUANTIFICAR, COMPREENDER O USO, PADRONIZAR OS RECURSOS, ESTIMULAR O USO E QUALIFICAR OS DOCENTES, BUSCANDO, APRESENTAR NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE FORMA INTEGRADA AO CURRÍCULO, PERMITINDO APRESENTAR CONTEÚDOS DE FORMA DIVERSIFICADA, CRIATIVA E INTERATIVA, EM ESPECIAL EM ÁREAS REJEITAS PELOS ESTUDANTES OU DE GRANDE RETENÇÃO. EXTRAPOLANDO OS LIMITES DE SALA DE AULA, MAS NÃO APENAS LIMITANDO-SE A ELA, REALIZANDO INCLUSIVE AÇÕES DE CAMPO FAZENDO O USO DOS TABLETS. O EMBASAMENTO DAS AÇÕES SE DIRECIONA PARA A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR DAVID AUSUBEL E EM TÉCNICA DE APRENDER-FAZENDO. O OBJETIVO PRINCIPAL É FAZER COM QUE OS ESTUDANTES APRENDAM SEM PERCEBER, DE FORMA PRAZEROSA E SENDO PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO. O PROJETO ENCONTRA-SE EM EXECUÇÃO, SEM PERSPECTIVAS DE ENCERRAMENTO, POIS, TRATA-SE DE UMA AÇÃO QUE CONSOLIDA-SE E AVANÇA COM O PASSAR DO TEMPO.