USO DE TABLETS PARA AMPLIAR POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO NO CAMPO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62915 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3099 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "USO DE TABLETS PARA AMPLIAR POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO NO CAMPO" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) FAZ PARTE DA VIDA COTIDIANA DOS JOVENS DA SOCIEDADE ATUAL, OS QUAIS, NÃO CONHECEM O MUNDO SEM A INTERNET. NESSE SENTIDO, É APRESENTADO O PROJETO "TABLET NA ESCOLA" EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM UMA COMUNIDADE RURAL NA DIVISA ENTRE O CEARÁ E O RIO GRANDE DO NORTE. A ESCOLA, APESAR DE DISPOR DE TECNOLOGIAS DIGITAIS LIMITADAS, POSSUI CERCA DE 70 TABLETS, OS QUAIS NÃO ERAM UTILIZADAS DE FORMA ADEQUADA A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM. AS AÇÕES DO PROJETO FOCARAM EM QUANTIFICAR, COMPREENDER O USO, PADRONIZAR OS RECURSOS, ESTIMULAR O USO E QUALIFICAR OS DOCENTES, BUSCANDO, APRESENTAR NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE FORMA INTEGRADA AO CURRÍCULO, PERMITINDO APRESENTAR CONTEÚDOS DE FORMA DIVERSIFICADA, CRIATIVA E INTERATIVA, EM ESPECIAL EM ÁREAS REJEITAS PELOS ESTUDANTES OU DE GRANDE RETENÇÃO. EXTRAPOLANDO OS LIMITES DE SALA DE AULA, MAS NÃO APENAS LIMITANDO-SE A ELA, REALIZANDO INCLUSIVE AÇÕES DE CAMPO FAZENDO O USO DOS TABLETS. O EMBASAMENTO DAS AÇÕES SE DIRECIONA PARA A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR DAVID AUSUBEL E EM TÉCNICA DE APRENDER-FAZENDO. O OBJETIVO PRINCIPAL É FAZER COM QUE OS ESTUDANTES APRENDAM SEM PERCEBER, DE FORMA PRAZEROSA E SENDO PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO. O PROJETO ENCONTRA-SE EM EXECUÇÃO, SEM PERSPECTIVAS DE ENCERRAMENTO, POIS, TRATA-SE DE UMA AÇÃO QUE CONSOLIDA-SE E AVANÇA COM O PASSAR DO TEMPO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA DO CAMPO, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, NOVAS POSSIBILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID115_11092019150257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULISSES DE MELO FURTADO" "autor_nome_curto" => "ULISSES DE MELO" "autor_email" => "ulisses.nead@ufersa.edu.b" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62915 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3099 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "USO DE TABLETS PARA AMPLIAR POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO NO CAMPO" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) FAZ PARTE DA VIDA COTIDIANA DOS JOVENS DA SOCIEDADE ATUAL, OS QUAIS, NÃO CONHECEM O MUNDO SEM A INTERNET. NESSE SENTIDO, É APRESENTADO O PROJETO "TABLET NA ESCOLA" EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM UMA COMUNIDADE RURAL NA DIVISA ENTRE O CEARÁ E O RIO GRANDE DO NORTE. A ESCOLA, APESAR DE DISPOR DE TECNOLOGIAS DIGITAIS LIMITADAS, POSSUI CERCA DE 70 TABLETS, OS QUAIS NÃO ERAM UTILIZADAS DE FORMA ADEQUADA A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM. AS AÇÕES DO PROJETO FOCARAM EM QUANTIFICAR, COMPREENDER O USO, PADRONIZAR OS RECURSOS, ESTIMULAR O USO E QUALIFICAR OS DOCENTES, BUSCANDO, APRESENTAR NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE FORMA INTEGRADA AO CURRÍCULO, PERMITINDO APRESENTAR CONTEÚDOS DE FORMA DIVERSIFICADA, CRIATIVA E INTERATIVA, EM ESPECIAL EM ÁREAS REJEITAS PELOS ESTUDANTES OU DE GRANDE RETENÇÃO. EXTRAPOLANDO OS LIMITES DE SALA DE AULA, MAS NÃO APENAS LIMITANDO-SE A ELA, REALIZANDO INCLUSIVE AÇÕES DE CAMPO FAZENDO O USO DOS TABLETS. O EMBASAMENTO DAS AÇÕES SE DIRECIONA PARA A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR DAVID AUSUBEL E EM TÉCNICA DE APRENDER-FAZENDO. O OBJETIVO PRINCIPAL É FAZER COM QUE OS ESTUDANTES APRENDAM SEM PERCEBER, DE FORMA PRAZEROSA E SENDO PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO. O PROJETO ENCONTRA-SE EM EXECUÇÃO, SEM PERSPECTIVAS DE ENCERRAMENTO, POIS, TRATA-SE DE UMA AÇÃO QUE CONSOLIDA-SE E AVANÇA COM O PASSAR DO TEMPO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA DO CAMPO, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, NOVAS POSSIBILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID115_11092019150257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ULISSES DE MELO FURTADO" "autor_nome_curto" => "ULISSES DE MELO" "autor_email" => "ulisses.nead@ufersa.edu.b" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }