O PROGRAMA CRIADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), TEM COMO OBJETIVO INSERIR O LICENCIANDO NA PRÁTICA DOCENTE, PROPORCIONANDO PARA QUE O MESMO TENHA CONTATO DIRETO COM A SALA DE AULA NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS VIVÊNCIAS DOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PIBID, SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), CAMPUS AVANÇADO DE PATU/RN (CAP), SOB OLHAR DA ATIVIDADE PRÁTICA APLICADA ATRAVÉS DO JOGO “TRILHA DE COMPRAS” COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA, SITUADA NA MESMA CIDADE. SABE-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA TEM GANHADO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NAS ESCOLAS E TEM CONTRIBUÍDO COMO DESTAQUE PARA INCLUSÃO DE TODOS OS PARTICIPANTES, POIS O MESMO SOLUCIONA ALGUMAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA FOI FUNDAMENTADA NA ANÁLISE QUALITATIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO JOGO EM TRÊS AULAS, MEDIADA PELOS PIBIDIANOS, NO QUAL SE BUSCASSE VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO QUE O PROGRAMA OFERECE, BEM COMO A RECEPTIVIDADE DOS ALUNOS. A APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO EM AULA APONTA QUE EXISTE UMA GRANDE SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS ASSUNTOS ANTES ABORDADO. RESULTADO DESSA ATIVIDADE MOSTROU QUE OS ALUNOS SE TORNARAM MAIS ATIVOS, PASSANDO A REALIZAR SUAS PRÓPRIAS ESTRATÉGIAS E TORNANDO-OS MAIS AUTÔNOMOS NA CONSTRUÇÃO DO CÁLCULO MENTAL. COMO FUTUROS PROFESSORES, PODEMOS VIVENCIAR E COMPROVAR COM ESTA EXPERIÊNCIA A RELEVÂNCIA E IMPORTÂNCIA QUE TORNA UMA AULA MENOS TRADICIONAL PARA OS ALUNOS.