O PRESENTE TRABALHO SE CONFIGURA COMO RESULTADO DE UMA DEMANDA DA DISCIPLINA DE ECOTURISMO MINISTRADAS AOS CURSOS DA UFPE. O QUAL TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA, VOLTADA A SUSTENTABILIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CARÁTER AMBIENTAL DOS EDUCANDOS. UM DOS ENFOQUES FOI ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS LIGADAS AO TURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. ATRAVÉS DE LEITURAS EM ARTIGOS, REVISTAS E DEMAIS PERIÓDICOS, A PESQUISA SE EMBASOU TEORICAMENTE NA LEI Nº 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000, QUE DEFINE O QUE SÃO AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, EM TRIVIÑOS (1987) E GIL (2007) QUE NOS FOMENTA COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA. TAMBÉM EMBASAM NOSSO TRABALHO, TACHIZAWA E ANDRADE (2008) COM SEUS ESTUDOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E GOHN (2010) QUE NOS TRAZ COMO SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSFORMÁ-LA EM UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO. É DE GRANDE RESSALVA FRISARMOS QUE O RESUMO SE PROPÕE A MOSTRAR DE MANEIRA TEÓRICA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE NOS MOSTRE A POSSIBILIDADE EM NOS REINVENTAR E FAZER DE NOSSAS PRÁTICAS DOCENTES, UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL. E CONSTITUIR EM NÓS UM ESPÍRITO DE MUDANÇA EM NOSSA NATUREZA E TAMBÉM NA SOCIEDADE EM GERAL, MOSTRANDO QUE AINDA SIM A EDUCAÇÃO É O MELHOR CAMINHO PARA SE VIVER NUM MEIO AMBIENTE CONSERVANDO, JUSTO E DEMOCRÁTICO.