RESUMO
A PRESENTE PESQUISA TEM COMO INTUITO APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA. PROPÕE-SE COM ESTE TRABALHO O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE AS POTENCIALIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO INOVADOR. A BASE DE SUSTENTAÇÃO DA PESQUISA FOI BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE TRATAM SOBRE A TEMÁTICA COMO: CORREA (2003), SÍLVERES (2013), SILVA (2011) E DOCUMENTAIS NOS QUAIS ABORDAM O CONCEITO DE EXTENSÃO E AS PERSPECTIVAS DESTA NA ATUALIDADE. A METODOLOGIA ADOTADA REFLETE NA PARTE EMPÍRICA PARA RELATAR A EXPERIÊNCIA, PROMOVIDA PELAS DISCIPLINAS: PRÁTICAS INTEGRADORAS I E II, DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR NO MUNICÍPIO DE GRAÇA-CEARÁ NO ANO DE 2019 PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA. TEMOS ENTÃO COMO RESULTADOS RELATAR QUE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA É COMO UM ELO ARTICULADOR ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO POPULAR. CONCLUI-SE QUE, A UNIVERSIDADE DEVE CUMPRIR SEU PAPEL SOCIAL COM A SOCIEDADE PROMOVENDO RUPTURAS COM O CONHECIMENTO UNIVERSITÁRIO, OU SEJA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO NAS UNIVERSIDADES, CONHECIMENTO PREDOMINANTEMENTE DISCIPLINAR, DESCONTEXTUALIZADO E FRAGMENTADO COM AS RELAÇÕES COTIDIANAS QUE DURANTE ANOS FOI CONSIDERADO COMO O ÚNICO CONHECIMENTO VÁLIDO NA SOCIEDADE.