RESUMO: O PRESENTE ARTIGO VISA ANALISAR O PERCURSO DA HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL DESDE O INICIO DA COLONIZAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS. O DESEJO EM REALIZAR TAL ESTUDO FOI MOTIVADO, PELA IDEIA DE ANALISAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA DESDE SUA GÊNESE, VISANDO COMPREENDER PORQUE É TÃO FORTE A PERSPECTIVA NEGATIVA EM TORNO DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO, BUSCANDO ARGUMENTAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE SUPERAR ESSA CONSTRUÇÃO. PARA TANTO, O PRESENTE TRABALHO BIBLIOGRÁFICO TEM COMO PROPOSTA DE PESQUISA, REALIZAR UMA DISCUSSÃO COM AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO MACHADO (2013), SAVIANI (2013), FREIRE (2011), PACHECO (2013) E OUTROS. O OBJETIVO PRINCIPAL É ANALISAR COMO SE DERAM AS RELAÇÕES DE PODER AO LONGO DA HISTÓRIA E COMO AS FALHAS NO SISTEMA DE ENSINO AFETOU A EDUCAÇÃO E, PRINCIPALMENTE O ENSINO FUNDAMENTAL II, POR APRESENTAR ALTOS ÍNDICES DE ABANDONO E FRACASSO ESCOLAR. NESSA PERSPECTIVA É IMPORTANTE DEBATERMOS SOBRE ESSA TEMÁTICA, PARA UMA COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES QUE DEMARCARAM A HISTÓRIA A PARTIR DA DOMINAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL, SUAS CONSEQUÊNCIAS E DE QUE MANEIRA SUPLANTAR OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO. FAZER UM MERGULHO NAS IDEIAS DOS AUTORES É UM CONVITE À CONSTRUÇÃO DE UM PANORAMA DE INOVAÇÃO, BASEADO EM UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZE O ACESSO DE TODOS, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER CONDIÇÃO.