ESTE ARTIGO É RESULTADO DA PESQUISA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA PIBIC ANO DE 2018, 2019. O QUAL TEVE COMO FOCO DE INVESTIGAÇÃO O CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR COMO OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL PIAUÍ, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONSTROEM OS SEUS SABERES; E CARACTERIZAR COMO O PEDAGOGO CONSTITUI SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. NA INVESTIGAÇÃO REALIZAMOS ESTUDO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AS CATEGORIAS CENTRAIS ENFATIZANDO; CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA DOCÊNCIA; IDENTIDADE DOCENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL COM FOCO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA CEAD/UFPI. O REFERENCIAL TEÓRICO DA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADO NOS AUTORES TARDIF (2002); PIMENTA (2007); PAIVA (2003); ENTRE OUTROS. A NATUREZA DA PESQUISA É QUALITATIVA E O CARÁTER ETNOMETODOLÓGICO (COULON, 1995). OS SUJEITOS FORAM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CEAD/UFPI. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE DUAS TÉCNICAS: O QUESTIONÁRIO E A ENTREVISTA FORAM ORGANIZADOS E INTERPRETADOS SEGUNDO BARDIN (1977). OS RESULTADOS CONTRIBUEM PARA REFLEXÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSTATAMOS QUE A EAD POSSIBILITA O ACESSO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS QUE POR MOTIVOS DIVERSOS NÃO PODEM CURSAR O ENSINO PRESENCIAL, É RELEVANTE DESTACAR QUE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É O QUE ESSE PÚBLICO TAMBÉM ALMEJA.