A PRESENTE PESQUISA PROPÕE-SE A INVESTIGAR AS PRÁTICAS DOCENTES EM DETRIMENTO A DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM SALA DE AULA, ABORDANDO AS PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NO CONTEXTO DA DALA DE AULA, COMO TAMBÉM, DESCREVENDO AS AÇÕES DOCENTES AO EXPLORAR O FENÔMENO. O RACISMO NA ESCOLA É UM FENÔMENO DEBATIDO DESDE OUTRORA CONTUDO, O ESTUDO DAS CAUSAS, DINÂMICAS E CONSEQUÊNCIAS ENCONTRA-SE ENTRE ENTRAVES METODOLÓGICOS E TEÓRICOS. PROPORCIONADO ASSIM, UMA ANÁLISE QUE CONTRIBUA À DOCÊNCIA NO CONCERNENTE A EFETIVAÇÃO DA PROPOSTA DE COMBATE AO RACISMO. PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO, REALIZOU-SE UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SEGUIDA DE UMA PESQUISA DE CAMPO, UTILIZANDO ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COM DADOS ANALISADOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. A ANÁLISE DOS DADOS PERMITIU A ORGANIZAÇÃO EM TRÊS CATEGORIAS: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES; ATUAÇÃO DOCENTE; PERCEPÇÃO DO FENÔMENO EM SALA DE AULA. ASSIM, O ESTUDO EM QUESTÃO, POSSIBILITA NOVOS OLHARES PARA A QUESTÃO DA CRIANÇA NEGRA EM SALA DE AULA, COMO UM ESTUDO APURADO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL COMO UM FENÔMENO RECORRENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, NEGLIGENCIADO OU IGNORADO, MOSTRANDO QUE A ATUAÇÃO PROFISSIONAIS AINDA ESTÁ POUCO DIRECIONADA A UMA CONTRIBUIÇÃO CONCRETA NA VIDA DAS CRIANÇAS NEGRAS.