ESTE ARTIGO É PARTE INTEGRANTE DE UMA PESQUISA MAIOR QUE TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA DISCUSSÃO SOBRE A DISCIPLINA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI). NOS DEDICAMOS A AVALIAR OS DADOS COLETADOS NA ETAPA DE VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE PESQUISA (QUESTIONÁRIO) QUE SE PROPÕE CAPTAR A VISÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O EMI E A SUA PRÁTICA NO ENSINO DA DISCIPLINA NESSA FORMA DE OFERTA DE ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EMPÍRICA DE CUNHO QUALITATIVO, ONDE UTILIZOU-SE A PLATAFORMA GOOGLE FORMS PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO. ALÉM DE INDICAR PONTOS ONDE O QUESTIONÁRIO DEVE SER APERFEIÇOADO APONTAMOS UM RETRATO INICIAL DA VISÃO DOCENTE SOBRE O EMI QUE EVIDENCIA A CRENÇA DOS PROFESSORES NA POSSIBILIDADE DE SE CONSTRUIR UM ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DO EIXO PROFISSIONAL. A PARTIR DOS DADOS, ACREDITAMOS QUE A UNIÃO DA VISÃO DOCENTE (JÁ NA SUA VERSÃO FINAL), JUNTO A ANÁLISE DOS PLANOS DE CURSO DEVE NOS DAR FERRAMENTAS PARA TRAÇAR UM RETRATO DA DISCIPLINA FÍSICA NO EMI E FAZER PROPOSIÇÕES DE MUDANÇAS E APERFEIÇOAMENTOS QUE NATURALMENTE POSSAM SER EXPANDIDOS PARA OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM (AQUELAS QUE INTEGRAM O ENSINO MÉDIO REGULAR).