O ATO DE PLANEJAR É UMA AÇÃO INERENTE NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DO PROFESSOR, QUE EXIGE UM TRABALHO DE REFLEXÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE UMA PESQUISA DE CUNHO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO QUE VISA OBJETIVAR OS PROFISSIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE A MUNIR-SE DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO COMO FONTE PRIMORDIAL PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS EFICAZES. DESSE MODO, O ATO DE PLANEJAR É UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA O BOM DESEMPENHO PROFISSIONAL PARA COM UMA BOA APRENDIZAGEM AOS ALUNOS. PARA REFLEXÃO E ANÁLISE, FOI UTILIZADO AUTORES COMO FREIRE (2000), GAUTHIER (1998), LIBÂNEO (1994), MASETTO (1997), VASCONCELLOS (2002), VYGOTSKY (1998), ENTRE OUTROS, PARA COMPREENSÃO DA PRÁTICA DOCENTE COMO PROCESSO AMPLO E INTEGRADOR A FORMAÇÃO HUMANA. PORTANTO, SE FAZ IMPORTANTE APRESENTAR AOS PROFISSIONAIS EDUCADORES O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO DA PRÁXIS DOCENTE, EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA O MELHOR DESEMPENHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA.