O PRESENTE ARTIGO BASEIA-SE EM UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO QUE INVESTIGOU O COMPORTAMENTO DE GRUPOS DE CRIANÇAS DURANTE O RECREIO DA CRECHE FRANCISCA BRAGA COURAS, EM IGUATU-CEARÁ REALIZADA POR ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ-CAMPUS IGUATU, NO SEMESTRE DE 2019.1. COM OBJETIVO DE DETECTAR O COMPORTAMENTO MAIS FREQUENTE EM CADA GRUPO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS, ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA DE CUNHO QUANTITATIVO E FOI REALIZADO UMA RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA COM A FINALIDADE DE COMPREENDER A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET. A OBSERVAÇÃO ALÉM DE APONTAR O COMPORTAMENTO MAIS FREQUENTE EM CADA GRUPO DE CRIANÇAS, PÔDE COMPROVAR ALGUNS COMPORTAMENTOS CARACTERÍSTICOS DA FASE ABORDADOS PELA TEORIA DE PIAGET. QUANDO O PROFESSOR IDENTIFICA UM COMPORTAMENTO MAIS FREQUENTE EM DETERMINADO GRUPO DE CRIANÇAS, ELE PODE CRIAR UM AMBIENTE MAIS APROPRIADO PARA O MÉTODO DE APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO QUE A APRENDIZAGEM OCORRA COM MAIOR RENDIMENTO.