ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL, USANDO ELEMENTOS DIDÁTICOS COMO A MAQUETE. A PERCEPÇÃO PRÉVIA DOS ALUNOS SOBRE O ECOSSISTEMA FOI AVALIADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, SEGUIDA DE UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COMPLEMENTADA COM O USO DA EXPLICAÇÃO SOBRE O MANGUEZAL UTILIZANDO A MAQUETE, SENDO APLICADOS NOVAMENTE O MESMO QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR SUAS CONCEPÇÕES APÓS A INTERVENÇÃO DIDÁTICA. OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA FORAM PROPORCIONAR AOS ALUNOS MOMENTOS DE ESTUDOS QUANTO À SITUAÇÃO DE NOSSOS MANGUEZAIS E SEUS PROBLEMAS E PENSAR EM SOLUÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DESSE ECOSSISTEMA; COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR OS MANGUEZAIS; RECONHECER O BIOMA MANGUEZAL COMO UM ECOSSISTEMA MUITO PRESENTE EM NOSSO PAÍS E EM NOSSA CIDADE. REALIZAÇÃO DO ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ MARIA MACHADO CARDOSO, LOCALIZADA EM TAQUANDEUA, INTERIOR DA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ. O PÚBLICO ALVO FOI OS ESTUDANTES DO 8º/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA ABORDA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE ADOLESCENTES A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, REGISTRO E COMPROVAÇÃO DE HIPÓTESES SEM UTILIZAR LINGUAGEM COMPLEXA OU SIMPLIFICANDO OS TERMOS E ENSINOS. NESTE CENÁRIO O APRENDIZADO DO ALUNO – COM O POSSÍVEL SUCESSO DO PROJETO – PASSA PELO DIRECIONAMENTO DO PROFESSOR, CABE AO PROFESSOR, NESSE PROCESSO, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, ORIENTAR E DIRECIONAR OS TRABALHOS PARA QUE SE APROXIMEM O MÁXIMO POSSÍVEL, DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA.