O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR O ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO, ESPECIFICAMENTE A IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA PELOS ALUNOS E HIPÓTESES FORMULADAS INICIALMENTE POR ELES, A PARTIR DE UM PROBLEMA RELACIONADO COM O CONTEÚDO DE SOLUBILIDADE – SOLUÇÕES. A ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO FOI PREVISTA PARA ACONTECER EM CINCO ETAPAS, CONTUDO, SÓ FORAM APLICADAS E ANALISADAS APENAS AS DUAS PRIMEIRAS ETAPAS, NA PRIMEIRA ETAPA FOI TRABALHADO UM TEXTO COM FINALIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO. NA SEGUNDA ETAPA FOI APRESENTADO AOS GRUPOS O PROBLEMA RELACIONADO AO CONTEÚDO INICIAL DE SOLUÇÕES – SOLUBILIDADE. PARA A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ESCRITO, UTILIZOU-SE O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS NAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PROPOSTO NO TRABALHO DE ZOMPERO, LABURÚ E VILAÇA (2019). OS DADOS DESSA ETAPA INICIAL SÃO SATISFATÓRIOS, POIS OS ALUNOS CONSEGUIRAM CONCLUIR COM ÊXITO A ATIVIDADE PROPOSTA , COM ISSO, PRONTOS PARA PROSSEGUIR PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS DA SEI.