O ENSINO DE BIOLOGIA DEVE SER FOCADO EM EDUCAR CIDADÃOS APTOS A USUFRUÍREM E UTILIZAREM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS EM SEU COTIDIANO. DIANTE DISSO, ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELACIONAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS COM O CURRÍCULO PROPOSTO, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO. A PESQUISA REALIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, CONTANDO COM ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO PROPOSTO PARA ENSINO DE BIOLOGIA. APESAR DAS PROPOSTAS APRESENTADAS PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS MAIS (PCN+) SE VOLTAREM PARA UM ENSINO QUE VISA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, NA REALIDADE EDUCACIONAL ISSO NÃO É TÃO TRANSPARENTE. AS TEMÁTICAS EXPLORADAS PRECISAM SER ENSINADAS COM O PROPÓSITO DE FAZER COM QUE OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR SE EMANCIPEM, OU SEJA, ULTRAPASSEM OS MUROS DA ESCOLA.