O ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR MUITAS DAS VEZES É TIDO COMO ABSTRATO E COMPLEXO, DEVIDO À DIMENSÃO E COMPLEXIDADE DE SEUS COMPONENTES E PROCESSOS ESTUDADOS, PARA FACILITAR O ENSINO E APROXIMAR A ÁREA ACADÊMICA COMO A ESCOLA DE NÍVEL BÁSICO, FORAM REALIZADAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, UTILIZANDO DIVERSAS METODOLOGIAS DE ENSINO COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES. OS RESULTADO FAZEM PARTE DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR (EDITAL FAPES/CNPQ Nº 13/2018) INTITULADO “APROXIMANDO A GENÉTICA DO CONTEXTO ESCOLAR”, E MOSTRAM COMO UM ENSINO PRÁTICO E DINÂMICO, COM A PARCERIA DA IES E SUAS INSTALAÇÕES, MOTIVAM E ATRAEM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROMOVENDO A CURIOSIDADE, O INTERESSE CIENTÍFICO E MELHORANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM.