ESTA PESQUISA BUSCA PROBLEMATIZAR O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA - PBP DO GOVERNO FEDERAL IMPLEMENTADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – IFPE, BUSCANDO COMPREENDER COMO ESSE PROGRAMA TEM REFLETIDO NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS (A) ESTUDANTES INDÍGENAS XUKURU DE ORORUBÁ MATRICULADOS (A) EM CURSOS SUPERIORES DO IFPE CAMPUS PESQUEIRA. COMPREENDEMOS QUE A DISCUSSÃO ACERCA DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA OS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL, AINDA É DE POUCA VISIBILIDADE DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE PERMANECE EXCLUDENTE, E QUE MESMO APÓS 500 ANOS, CONTINUA A REPRODUZIR PRÁTICAS IMPOSTAS PELA COLONIZAÇÃO, MEDIANTE UM MODELO EUROCÊNTRICO, CLASSISTA E CAPITALISTA. MODELO ESSE QUE AINDA É MAJORITARIAMENTE REPRODUZIDO TAMBÉM NOS ESPAÇOS DAS UNIVERSIDADES. NO ENTANTO, ACREDITAMOS QUE PROGRAMAS COMO O QUE SE COLOCA COMO OBJETO DESSE ESTUDO, RECENTE LEGISLAÇÃO, DATADA ESPECIFICAMENTE DO ANO DE 2013, SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA DISCUTIRMOS O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, RECONHECENDO NÃO APENAS A DISCUSSÃO EM TORNO DO ACESSO, MAS REFLETINDO TAMBÉM AS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA DO PÚBLICO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NA UNIVERSIDADE. ESSA PESQUISA PERMITIRÁ COMPREENDER COMO ESSE PROGRAMA DE FATO ACONTECE, COMO ELE É PERCEBIDO E APROPRIADO PELOS ESTUDANTES INDÍGENAS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFPE CAMPUS PESQUEIRA. COMPREENDENDO QUAIS SÃO AS REFLEXÕES DESSES SUJEITOS ACERCA DA PERMANÊNCIA, CONSIDERANDO O VIÉS A QUE SE PROPÕE O PROGRAMA, LEIA-SE, O REPASSE DO AUXÍLIO FINANCEIRO, E NO QUE ESSES ESTUDANTES COMPREENDEM COMO PERMANÊNCIA E QUALIDADE NA PERMANÊNCIA.