O PRESENTE ARTIGO ESTÁ SUBORDINADO AO TEMA: “EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A ECONOMIA APLICADA NA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM ESCOLAS SITUADAS NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA-PE. O OBJETIVO É IDENTIFICAR A SITUAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO OPORTUNIZANDO PARA A GESTÃO DAS ESCOLAS A IMPORTANTÍSSIMA DISCUSSÃO E INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PROGRAMA PEDAGÓGICO QUE CONTRIBUIRÁ PARA QUE AS CRIANÇAS SE TORNEM ADULTOS QUE CONSOME CONSCIENTE TENDO EQUILÍBRIO PARA SUAS VIDAS E, POR CONSEGUINTE PARA O PLANETA, GERANDO DE FORMA EFETIVA, OS GANHOS E AS DESPESAS INDIVIDUAIS DE CADA UM. DESTARTE, FORA REALIZADO UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS E DESTINADOS AOS ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DE DUAS ESCOLAS, SENDO UMA PÚBLICA E OUTRA PRIVADA PARA FINS DE RESULTADOS QUANTO AO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, FAZENDO-NOS IDENTIFICAR A FORMAÇÃO DESTES ALUNOS. SOMADO A ISSO SERÃO EVIDENCIADOS OS PRINCIPAIS ASSUNTOS RELACIONADOS COM A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, HAJA VISTA QUE O AMBIENTE ESCOLAR É O MAIS ADEQUADO PARA PROLIFERAR TAL TEMA. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA OFERECE PARA O ALUNO VANTAGENS DEIXANDO NOTÓRIA QUE UMA VIDA FINANCEIRAMENTE EQUILIBRADA RESULTARÁ NUM FUTURO DE CONQUISTAS ANTES PROJETADAS. A PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO PRÁTICA DE NATUREZA CIENTÍFICA E BIBLIOGRÁFICA. TÊM CARÁTER QUALITATIVO/QUANTITATIVO E COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS CONTENDO 10 PERGUNTAS EM FORMATO DE ESCALA DE THURSTONE PARA A ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA. A PESQUISA APRESENTA UM SATISFATÓRIO RESULTADO DEMONSTRANDO GRAFICAMENTE UM PARECER SOBRE O CONHECIMENTO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A SUAS FINANÇAS.