Este trabalho tem com escopo apresentar as atividades, observações, análises e reflexões, como também relatar as experiências vividas e os projetos de intervenção realizados pelos bolsistas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, do Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS em uma Escola na Rede Pública de Floriano (PI). O referencial teórico respaldou-se em Carvalho (2012), Bazi (2000), Coll (2004), Marcuschi (2013) e Célestin Freinet (1978), entre outros. Partindo do pressuposto que o PIBID pudesse intervir de maneira relevante e significativa na realidade escolar, buscando a melhoria da Educação, através da investigação das dificuldades de aprendizagem, assim desenvolveu um projeto de leitura e escrita, fundamentado no método de Freinet, segundo sua técnica do Jornal Escolar. Conclui-se, que partir dos estudos teóricos e das experiências vivenciadas pelos bolsistas que cabe principalmente à escola promover o desenvolvimento destas competências, através de ações pedagógicas.