TRADUÇÃO EM POLÍTICA CURRICULAR: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CONTEXTOS ESCOLARES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62749 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4793 "inscrito_id" => 8483 "titulo" => "TRADUÇÃO EM POLÍTICA CURRICULAR: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CONTEXTOS ESCOLARES" "resumo" => "A PESQUISA PRETENDE DISCUTIR O MOVIMENTO DE TRADUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES EM CONTEXTOS ESCOLARES E COMO RECORTE NESSE ÂMBITO, COMPREENDER OS MODOS COMO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGES – SC POTENCIALIZAM NOVOS SENTIDOS PARA DISCURSOS ENUNCIADOS NOS TEXTOS DE SUA PRÓPRIA POLÍTICA CURRICULAR. ASSUME-SE COMO PRESSUPOSTO QUE NOS CONTEXTOS DE TRADUÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES, OS SENTIDOS DISCURSIVOS ESCAPAM ÀS GENERALIZAÇÕES TOTALIZANTES E SE DESDOBRAM EM MÚLTIPLAS PRODUÇÕES DE SENTIDOS. NESSE ÂMBITO, PRETENDE-SE ADENSAR AS DISCUSSÕES ENTORNO DO MOVIMENTO DE TRADUÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR E SEUS SENTIDOS DISCURSIVOS NOS DIFERENTES CONTEXTOS, TENDO EM CONTA QUE, TAIS TRADUÇÕES SOFREM NEGOCIAÇÕES E ENCONTRAM-SE PRONUNCIADAS, INTERPRETADAS E REPRODUZIDAS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO E INTERFEREM CONTINUAMENTE NA PRODUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO. A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL E DA TEORIA DO DISCURSO DE ERNESTO LACLAU, PRETENDE-SE COMPOR UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA, DE MODO A POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DOS DISCURSOS ANUNCIADOS, EXPRESSOS E TRADUZIDOS PELOS PROFESSORES DO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE LAGES, BEM COMO OS MODOS PELOS QUAIS ESSES PROFISSIONAIS POTENCIALIZAM NOVOS SENTIDOS À POLÍTICA CURRICULAR EM SEU CONTEXTO DE TRABALHO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A INVESTIGAÇÃO, SERÁ MOBILIZADA POR MEIO DE PROCEDIMENTOS INERENTES AO CAMPO DE ESTUDOS DA ETNOGRAFIA, TAIS COMO OBSERVAÇÃO, REGISTROS EM DIÁRIO DE CAMPO, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E RODAS DE CONVERSA COM PROFESSORES/AS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, TEORIA DO DISCURSO, CONTEXTOS ESCOLARES, POLÍTICA CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8483_26092019231245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA ALANO ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES" "autor_email" => "andressaalano@hotmail.com" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62749 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4793 "inscrito_id" => 8483 "titulo" => "TRADUÇÃO EM POLÍTICA CURRICULAR: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CONTEXTOS ESCOLARES" "resumo" => "A PESQUISA PRETENDE DISCUTIR O MOVIMENTO DE TRADUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES EM CONTEXTOS ESCOLARES E COMO RECORTE NESSE ÂMBITO, COMPREENDER OS MODOS COMO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGES – SC POTENCIALIZAM NOVOS SENTIDOS PARA DISCURSOS ENUNCIADOS NOS TEXTOS DE SUA PRÓPRIA POLÍTICA CURRICULAR. ASSUME-SE COMO PRESSUPOSTO QUE NOS CONTEXTOS DE TRADUÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES, OS SENTIDOS DISCURSIVOS ESCAPAM ÀS GENERALIZAÇÕES TOTALIZANTES E SE DESDOBRAM EM MÚLTIPLAS PRODUÇÕES DE SENTIDOS. NESSE ÂMBITO, PRETENDE-SE ADENSAR AS DISCUSSÕES ENTORNO DO MOVIMENTO DE TRADUÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR E SEUS SENTIDOS DISCURSIVOS NOS DIFERENTES CONTEXTOS, TENDO EM CONTA QUE, TAIS TRADUÇÕES SOFREM NEGOCIAÇÕES E ENCONTRAM-SE PRONUNCIADAS, INTERPRETADAS E REPRODUZIDAS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO E INTERFEREM CONTINUAMENTE NA PRODUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO. A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL E DA TEORIA DO DISCURSO DE ERNESTO LACLAU, PRETENDE-SE COMPOR UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA, DE MODO A POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DOS DISCURSOS ANUNCIADOS, EXPRESSOS E TRADUZIDOS PELOS PROFESSORES DO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE LAGES, BEM COMO OS MODOS PELOS QUAIS ESSES PROFISSIONAIS POTENCIALIZAM NOVOS SENTIDOS À POLÍTICA CURRICULAR EM SEU CONTEXTO DE TRABALHO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A INVESTIGAÇÃO, SERÁ MOBILIZADA POR MEIO DE PROCEDIMENTOS INERENTES AO CAMPO DE ESTUDOS DA ETNOGRAFIA, TAIS COMO OBSERVAÇÃO, REGISTROS EM DIÁRIO DE CAMPO, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E RODAS DE CONVERSA COM PROFESSORES/AS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, TEORIA DO DISCURSO, CONTEXTOS ESCOLARES, POLÍTICA CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8483_26092019231245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA ALANO ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES" "autor_email" => "andressaalano@hotmail.com" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }