A MAIORIA DOS ALUNOS VÊ A BIOLOGIA APRESENTADA EM SALA, COMO UMA DISCIPLINA CHEIA DE NOMES, CICLOS E TABELAS A SEREM DECORADOS. AS AULAS DE BIOLOGIA DEVEM PROMOVER DEBATES E DISCUSSÕES SOBRE O PAPEL E AS INFLUÊNCIAS EXERCIDAS PELO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SOCIEDADE. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR MECANISMOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM FEITA POR PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TERESINA-PI. O ESTUDO FOI REALIZADO COM TREZE PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO DE DEZ QUESTÕES OBJETIVAS. TAMBÉM FORAM REALIZADAS DESCRIÇÕES DE ALGUNS AMBIENTES E RECURSOS QUE A INSTITUIÇÃO DISPONIBILIZA. PARA EXECUÇÃO DO TRABALHO, FORAM REALIZADAS VISITAS AOS COLÉGIOS, COM INTUITO DE OBSERVAR A PRÁTICA DO DOCENTE NA SALA DE AULA, SE ATENTANDO PARA: DINÂMICAS DAS AULAS, BEM COMO A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, POSTURA DO DOCENTE FRENTE ÀS DÚVIDAS DOS EDUCANDOS E O PROCESSO DE VERIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO APREENDIDO. DE ACORDO COM AS ANÁLISES REALIZADAS MEDIANTE A QUESTIONÁRIOS E ALGUMAS OBSERVAÇÕES, ATIVIDADES IMPRESCINDÍVEIS COMO PLANEJAMENTOS, REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES E RECUPERAÇÕES PARALELAS FORAM REALIZADAS PELOS DOCENTES EM QUESTÃO. JÁ COM RELAÇÃO AOS RECURSOS DIDÁTICOS, CONSTATOU-SE QUE OS PROFESSORES FAZEM USO DE VÁRIOS RECURSOS, SENDO O DATASHOW O MAIS UTILIZADO. A VARIAÇÃO DE RECURSOS É VISTA COMO UM PONTO POSITIVO TENDO EM VISTA QUE A UTILIZAÇÃO DEMASIADA DE DETERMINADO RECURSO DIFICULTA O PROCESSO DE ENTENDIMENTO POR PARTE DO ALUNO.