O PRESENTE ESTUDO FAZ UMA DISCUSSÃO SOBRE A INFÂNCIA ENQUANTO EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR MENINAS DENTRO DA PESCA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA TOCANTINA. AS ANÁLISES REALIZADAS SOBRE INFÂNCIA ESPECIALMENTE QUANDO DO PONTO DE VISTA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO TÊM MOSTRADO COMO AS DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES SE EFETIVAM, ASSIM COMO SE DIFERENCIAM ENTRE AS CLASSES SOCIAIS CONTRIBUINDO PARA A SUBORDINAÇÃO E NATURALIZAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE ATRAVÉS DE SEUS PAPÉIS SOCIAIS E ISSO NÃO É DIFERENTE NA ATIVIDADE DE PESCA. ASSIM, PRESSUPÕE-SE QUE AS MENINAS NO CONTEXTO DA PESCA ANTECIPAM O PERÍODO DA INFÂNCIA E DEIXAM DE VIVENCIAR PRÁTICAS NATURAIS DE SER CRIANÇA, INFLUENCIADAS PELAS RESPONSABILIDADES QUE LHES SÃO ATRIBUÍDAS NA RELAÇÃO DO ESPAÇO DOMÉSTICO COM A ATIVIDADE DE PESCA