NO SÉCULO XXI OBTIVEMOS GRANDE PROGRESSO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM A IMPLANTAÇÃO DE UMA LEGISLAÇÃO QUE APOIA E GARANTE UMA EDUCAÇÃO SEM DISTINÇÃO. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS (2) ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE PIRES FERREIRA, EM VIRTUDE DO RESULTADO DESTAQUE DO 9º ANO NO PRÊMIO NOTA DEZ (10) ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE) 2018 E POR AS INSTITUIÇÕES OFERTAREM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), COM DUAS PROFESSORAS (100%) ATUANTES NA MODALIDADE, EM JUNHO DE 2019. OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DESTINADO AS PROFESSORAS DA MODALIDADE DE ENSINO EM QUESTÃO, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER O QUE OS PROFESSORES ENTENDEM E COMO SÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO EM ESTUDO. ATRAVÉS DESSE ESTUDO, NOS É PERMITIDO UMA REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO, CONTRIBUINDO PARA QUE CADA VEZ MAIS POSSAMOS DESENVOLVER MELHORES ATIVIDADES NESSA ÁREA, TENDO EM VISTA TAMANHA SIGNIFICÂNCIA QUE ESTE PROCESSO TEM NO MEIO SOCIAL. ESSA PESQUISA NOS POSSIBILITOU COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E O QUE OS PROFESSORES ENTENDEM REFERENTE AO ASSUNTO EM UM MODELO DE EDUCAÇÃO NOTA 10, ONDE PERCEBEMOS QUE PODEMOS ATÉ TERMOS BONS RESULTADOS NO NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS NOSSOS ALUNOS, MAS MESMO EM MEIO A LUTAS E BUSCAS MUITO AINDA SE TEM A FAZER EM RELAÇÃO À OPORTUNIDADE DE EQUIDADE, QUANDO FALAMOS EM INCLUSÃO ESCOLAR.