O PRESENTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA QUE TEM COMO FINALIDADE PROPORCIONAR AOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA O CONTATO DIRETO COM REALIDADE DE SUA FUTURA PROFISSÃO, E, AINDA, OS LEVA A PRESENCIAR NA PRÁTICA O QUE FOI APRENDIDO NA TEORIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE, FOI ELABORADO O PROJETO DE INTERVENÇÃO COM O OBJETIVO GERAL DE PROPORCIONAR ATIVIDADES AOS ALUNOS QUE PERMITAM A APRENDIZAGEM ACERCA DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O PENSAMENTO CRÍTICO E A CAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO COM A LINGUAGEM. O PÚBLICO ALVO DESTE PROJETO FORAM OS ALUNOS DO 7° ANO 02, 03 E 04 DA ESCOLA ESTADUAL TANCREDO NEVES NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ- AM. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO É DE CUNHO QUALITATIVO E BIBLIOGRÁFICO. E PARA A APLICAÇÃO PRÁTICA DESTE, EMBASAMO-NOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM ÂMBITO NACIONAL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O ENSINO CRÍTICO E REFLEXIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. UTILIZAMOS DE APORTE TEÓRICO A BNCC 2018, OS PCNS 2000 E AINDA OS AUTORES, CANDAU 2005, FREIRE 1996, LIBÂNEO 1994, MOLINARI 2003, SCALABRIN 2003 E TEODORO 2000.