ESTE TRABALHO APRESENTA CONCEPÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA, COM BASE NAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO. COMO OBJETIVO, PROPONHO APRESENTAR AS REFLEXÕES E APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS DURANTE AS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MAIS PRECISAMENTE NA ÁREA DA GESTÃO ESCOLAR, EM UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL QUE OFERTA ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA CIDADE DE TERESINA – PI. A DISCIPLINA DE ESTÁGIO I, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, É DESENVOLVIDA DURANTE O 6º PERÍODO, SENDO SUBDIVIDIDA ENTRE AULAS TEÓRICAS, PARA LEITURAS DE TEXTOS, LEIS E ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO, E OBSERVAÇÕES NA ESCOLA. O TRABALHO FOI NORTEADO POR AUTORES COMO, ALONSO (2002), BARREIRO (2006), LIBÂNEO (2012), PIMENTA (2012), ENTRE OUTROS. DE MODO QUE, A METODOLOGIA FOI CONSTITUÍDA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES NA UNIDADE ESCOLAR PROFESSORA MARIA DE LOURDES REBÊLO, E ESTUDOS TEÓRICOS. O ESTÁGIO POSSIBILITA AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO ESTAR EM CONTATO DIRETO COM O SEU FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO E SUA REALIDADE. ASSIM, CONHECER E ACOMPANHAR A GESTÃO ESCOLAR É IMPRESCINDÍVEL PARA O TRABALHO DOCENTE, POIS, COMPREENDE-SE QUE TODAS AS AÇÕES DA ESCOLA TÊM CARÁTER PEDAGÓGICO. AS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO FORAM IMPORTANTES, POIS CONTRIBUÍRAM PARA MINHA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ONDE PUDE REFLETIR SOBRE AS AÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES.