BENIGNO, Beatriz Lima. A educação infantil em turma multisseriada. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58250>. Acesso em: 22/11/2024 10:01
CONCEBE-SE A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO TEMPO DE VIVER A INFÂNCIA E A CRIANÇA COMO PRODUTORA DE CULTURA E POR ELA PRODUZIDA, NAS RELAÇÕES QUE ESTABELECE COM A NATUREZA, PESSOAS OBJETOS, FATOS, ACONTECIMENTOS, DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTOS, PRESSUPÕE UM PROCESSO EDUCATIVO/PRÁTICA PEDAGÓGICA, QUE ROMPA COM A ESCOLARIZAÇÃO TRADICIONAL E TENHA A CRIANÇA COMO FOCO DA AÇÃO EDUCATIVA PROMOVENDO RELACIONAMENTOS, ATIVIDADES E RECURSOS QUE PROPICIEM O SEU DESENVOLVIMENTO, A SUA APRENDIZAGEM E A APROPRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SUA CULTURA. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA, EM UMA ESCOLA DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ AM. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, FIGURA UM ESTUDO DE CASO, REALIZADO NA ESCOLA NOSSA SENHORA APARECIDA, LOCALIZADA NO LAGO DO PURUZINHO. A ESCOLA RIBEIRINHA ATENDE QUATRO CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO DE DEZESSETE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM TURMA MULTISSERIADA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA IDENTIFICADA PELA PESQUISA APRESENTA A DIDÁTICA DE UMA PROFESSORA EM ESCOLA RIBEIRINHA E DESCREVE OS REFLEXOS DE UM TRABALHO ÁRDUO E DIÁRIO, DE LUTA PARA QUALIFICAR O ENSINO NO CONTEXTO RURAL, QUE, DE FORMA SIMPLES E INOVADORA PROCURA REALIZAR EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM QUE TRANSGRIDEM E BUSCAM SUPERAR A LÓGICA DA SERIAÇÃO.