NO PRESENTE TRABALHO, ABORDAREMOS A QUESTÃO DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E COMO ESTÁ NOS É INATA, SEGUNDO A PERSPECTIVA GERATIVISTA, DESENVOLVIDA PELO LINGUISTA NOAM CHOMSKY. COM BASE NESSA TEORIA, BUSCAREMOS MOSTRAR COMO O FATOR SOCIAL PRESENTE NO GERATIVISMO AGE SOBRE O INSTINTO DA LINGUAGEM E RESULTA NO DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA, E COMO ESTE SE DIFERENCIA DAS CONCEPÇÕES ESTRUTURALISTA E BEHAVIORISTA; TAMBÉM SERÁ RESSALTADO O PAPEL DA GRAMÁTICA GERATIVA E NORMATIVA NA CONTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. A TÉCNICA UTILIZADA PARA VIABILIZAR ESSE ESTUDO É A DE DOCUMENTAÇÃO INDIRETA, QUE CONSISTE NUMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELO SER HUMANO E COMO SE DÁ ESSE FENÔMENO, SEGUNDO A TEORIA GERATIVA. VIMOS NESTE TRABALHO QUE O FATOR SOCIAL USADO NO GERATIVISMO COMO RESPONSÁVEL PELO AMADURECIMENTO DA LÍNGUA CONTRAPÕE-SE AS CONCEPÇÕES ESTRUTURALISTAS E BEHAVIORISTAS, JÁ QUE, NESTAS DUAS, A LÍNGUA PROVÉM DAS RELAÇÕES SOCIAIS. ALÉM DISSO, COMO POSSUÍMOS UMA GRAMÁTICA INTERNA, PROCURAMOS ENTENDER COMO ESTÁ SE APLICA EM SALA DE AULA, CONTRIBUINDO, JUNTO COM A GRAMÁTICA NORMATIVA, PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.