O PRESENTE TRABALHO ABORDA A PROBLEMÁTICA DO LIXO NO CONTEXTO ESCOLAR, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE MANTER OS ESPAÇOS FÍSICOS DA ESCOLA LIMPOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS CONTÍNUAS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. SABE-SE, PORTANTO, QUE NO MUNDO GLOBALIZADO A PRODUÇÃO DE LIXO VEM CRESCENDO DE FORMA EXACERBADA, GERANDO DIVERSOS IMPACTOS PARA O MEIO AMBIENTE E CONSEQUENTEMENTE A VIDA EM SOCIEDADE. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI APRESENTAR À COMUNIDADE ESCOLAR A REALIDADE EM QUE SE ENCONTRAVA A ESCOLA FRENTE AO TEMA PROPOSTO, VISTO QUE ELA SOFRIA EM DECORRÊNCIA DA GRANDE QUANTIDADE DE LIXO EM SEUS ESPAÇOS. O TRABALHO FOI REALIZADO DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO DE 2018 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA - PIAUÍ, ONDE FORAM REALIZADOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE DIVERSOS LOCAIS DA ESCOLA QUE MANTINHAM ZONAS DE ACÚMULOS DE LIXO. UTILIZANDO ESTE MATERIAL FOTOGRÁFICO E OUTROS MATERIAIS CONFECCIONADOS FOI PROPOSTA DISCUSSÕES CRÍTICAS E REFLEXIVAS NA TENTATIVA DA CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. COM ISSO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI APRESENTADA COMO UMA ALTERNATIVA PARA SOLUCIONAR OU MINIMIZAR O PROBLEMA A FIM DE SENSIBILIZAR OS ALUNOS SOBRE O DESCASO COM A PRÓPRIA ESCOLA. DESSE MODO, O LIXO NA ESCOLA É UM PROBLEMA CORRIQUEIRO AGRAVADO PELA NÃO CONSCIÊNCIA DOS ALUNOS, TORNANDO-SE ALGO NATURAL AO PONTO DE OS MESMOS NÃO RECONHECEREM O PROBLEMA NO AMBIENTE EM VIVEM.