AS AULAS PRÁTICAS NA QUÍMICA, ALÉM DE CONTRIBUÍREM PARA A CONSOLIDAÇÃO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, SÃO UTILIZADAS COMO FORMA DE ESTIMULAR A REFLEXÃO E A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE O PROFESSOR PARTICIPA DE FORMA ATIVA COMO MEDIADOR. SOB ESSA PERSPECTIVA, E COMO FORMA DE REATIVAR O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO, ESTIMULANDO O INTERESSE NA REFERIDA DISCIPLINA, OS INTEGRANTES DO PIBID PROMOVERAM UMA EXPOSIÇÃO EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO, A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS-DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. NESTES, UM PERCENTUAL CONSIDERÁVEL DE EDUCANDOS DECLAROU SEQUER CONHECER O LABORATÓRIO, ASSIM COMO, TER EXPECTATIVAS EM MELHORAR SEUS CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, COM O AUXÍLIO DOS BOLSISTAS. ALÉM DISSO, BOA PARTE CONSIDEROU QUE, COM A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, HAVERIA UM AUMENTO NO INTERESSE PARA O DESENVOLVIMENTO PROJETOS E ATIVIDADES RELACIONADOS A CONTEÚDOS DA DISCIPLINA. COM ISSO, A MOSTRA EXPERIMENTAL FOI REALIZADA NO LABORATÓRIO, DURANTE DOIS DIAS, ONDE OS BOLSISTAS APRESENTARAM EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DE ALTERNATIVOS PARA TODAS AS TURMAS DE NÍVEL MÉDIO. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS TANTO PARA OS ALUNOS QUANTO PARA OS COLABORADORES, POIS PÔDE-SE PERCEBER O EMPENHO POR PARTE DOS ESTUDANTES EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, BEM COMO, O DESPERTAR DA CURIOSIDADE NA BUSCA DE RESPOSTAS, NÃO SÓ RELACIONADAS AOS EXPERIMENTOS, MAS TAMBÉM LIGADAS A FENÔMENOS DO COTIDIANO. NESSE SENTIDO, A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS NA ESCOLA TORNA A EDUCAÇÃO MUITO MAIS SIGNIFICATIVA, ENVOLVENTE, MARCANTE E DURADOURA.