PARTINDO DA IDEIA DE QUE O RACISMO É UM PROBLEMA SOCIOCULTURAL PRESENTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA, QUE VEM SE PERPETUANDO MEDIANTE À SUA INVISIBILIZAÇÃO, ESSE TRABALHO, VEM POR MEIO DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS E ASSISTEMÁTICAS ANALISAR A PRÁTICA DO BULLYING VIVENCIADA NO AMBIENTE ESCOLAR, DE UMA UNIDADE DE ENSINO DA REDE PÚBLICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. O PROJETO FOI REALIZADO NO PERÍODO DE 28 DE JANEIRO À 04 DE FEVEREIRO DO ANO DE 2018, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ATIVIDADES LÚDICAS, TRABALHANDO ESSE VIÉS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR SOBRE UMA PERSPECTIVA MICROPOLÍTICA, VISIBILIZANDO O COTIDIANO E AS DIVERSAS PRÁTICAS QUE VEICULAM A PERPETUAÇÃO DESSA ATITUDE VIOLENTA NO DECORRER DAS GERAÇÕES. DESSA FORMA, O PROJETO BUSCA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS, DAR VISIBILIDADE AO TEMA, E ESTABELECER O CONTATO DA CULTURA AFRICANA À COMUNIDADE ESCOLAR, COM O OBJETIVO DE VALORIZAR A DIVERSIDADE, E TORNAR O ASSUNTO MAIS COMPREENDIDO E EXPLÍCITO. TENDO EM VISTA, QUE A ESCOLA TEM UM PAPEL SOCIAL QUE DEVE PREZAR PELO RESPEITO ÀS DIFERENTES REALIDADES VIVENCIADAS PELOS SEUS COLABORADORES.