A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COMO REQUISITO PARA A AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA “ ESCOLA E CURRÍCULO”, COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURRÍCULO E GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA, E TEM COMO TEMÁTICA PRINCIPAL A CONSTITUIÇÃO DA FORMA ESCOLAR. O SEU OBJETO DE ESTUDO É A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E TEMPO COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA FORMA ESCOLAR. O OBJETIVO GERAL É PROBLEMATIZAR A PARTIR DE UMA ANÁLISE SÓCIO- HISTÓRICA OS CONCEITOS: ESCOLA, FORMA ESCOLAR, ESPAÇO, TEMPO E CULTURA ESCRITA (CONHECIMENTO). A METODOLOGIA DESTE ESTUDO ESTÁ FUNDAMENTADA NA ABORDAGEM DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. SEU EMBASAMENTO TEÓRICO TEM COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS: CANÁRIO (2005), FRAGO (1995), MAGALHÃES (1996), VICENT, LAHIRE E THIN (2001).